Evento de lançamento do projeto Guias do Pedal

A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP) realizou neste mês o lançamento do Projeto “Guias do Pedal: O ciclismo da inclusão”, aprovado pelo PRONAS – PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PRONAS/PCD), órgão ligado ao Ministério da Saúde do Governo Federal.

O Projeto foi desenvolvido para pessoas com deficiência visual. Utiliza-se bicicletas com dois assentos, denominada Tandem. Nesse caso, ambos os ocupantes pedalam em sintonia. Na frente, posiciona-se o ciclista guia e, no banco de trás, o atleta com deficiência visual.

A cerimônia de lançamento ocorreu no Parque Uber Sul em Ribeirão Preto. Foi realizada pela cerimonialista Ludmila Puntel e contou com toda a equipe da ADEVIRP, além da ilustríssima participação da presidente Marlene Taveira Cintra e dos atletas:
• Rodrigo do Nascimento (Campeão Nacional de Ciclismo em 2017 e Campeão Brasileiro de Estrada em 2017);
• Mariana Garcia (2º lugar Pan-Americano de estrada na modalidade de paraciclismo handbike e 2º no Ranking Nacional em 2018).
Também estiveram presentes o Secretário da Saúde Sr. Sandro Scarpelini, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência, vereadores do Município de Ribeirão Preto e doadores e apoiadores.

O evento, além do momento esportivo, contou com um coffee break especial com alimentos saudáveis e sem glúten produzidos e doados pela Irani Maggiore.

Foram notáveis a satisfação e o prazer dos alunos em participar de tal atividade, desfrutando da companhia de atletas consagrados no esporte e com histórias inspiradoras de superação. Foi muito emocionante para todos os participantes que não enxergam. Espera-se que ao longo do ano de 2019, o projeto mantenha essa alegria cativante da cerimônia de inauguração formando não só atletas, mas seres humanos plenos de felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *