Visita à Casa de Portinari em Brodowski

Em comemoração aos 40 anos da EPTV, em agosto, uma série de matérias sobre a região de Ribeirão Preto está sendo gravada. E o Museu Casa de Portinari, que fica em Brodowski, fará parte desta reportagem como um dos museus adaptados e preparados para receber visitantes com deficiência.

A Adevirp recebeu o convite para auxiliar em relação à acessibilidade do local, já que o local foi reaberto ao público em maio de 2014 depois de um completo e minucioso restauro que durou cerca de dois anos.

O local reúne diversas obras do pintor, mobílias e objetos pessoais. Atualmente, ali são desenvolvidas diversas atividades educativas e culturais.

O Museu abriga, ainda, objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.

No conjunto, destacam-se o ateliê com os objetos de trabalho do artista e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó que, por estar doente, já não podia ir à igreja para assistir à missa e orar.

O Museu Casa de Portinari tem como missão preservar e divulgar, para estudo e entretenimento, a casa onde viveu Candido Portinari e o legado nela contido, como objetos patrimoniais que são influências na produção artística desse pintor, além de testemunhos da história da vida privada e social de Brodowski.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *