Colaboradores da ADEVIRP iniciam atividades escolares 2020 com ciclo de palestras ministradas por equipe interdisplinar.

Na segunda-feira, 3 de fevereiro, todos os colaboradores da ADEVIRP, professores, voluntários, participantes de projetos e demais funcionários, num total de 43 pessoas, participam durante todo o dia de um ciclo de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas, como medicina, psicologia, psicopedagogia e serviço social.

O objetivo é a conscientização do trabalho interdisciplinar entre os educadores da instituição.

No período matutino, as atividades iniciaram com dinâmicas de trabalho corporal, orientado pela psicóloga Carlota Procópio Henriques.

A assistente social, Alcinéia Donizeti Ferreira, juntamente com a presidente e fundadora, Marlene Taveira Cintra, lembraram-se das grandes conquistas da ADEVIRP nestes 23 anos e focaram na importância de todos os colaboradores conhecerem a missão da instituição.

Missão: Contribuir para o desenvolvimento humano global e a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual, por meio de ações, recursos e serviços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a convivência sociofamiliar, em parceria com as famílias, escolas, empresas e comunidade em geral.

Ser uma instituição de referência na área da deficiência visual com um trabalho de qualidade para seus os educandos, usuários e colaboradores.

A professora Marlene ressalta a importância de que: “O trabalho precisa dar continuidade com o mesmo compromisso, determinação, respeito e amor”.

A Dra. Maria Nazareth Grisólia Vieira Silva falou sobre a importância da interdisciplinaridade em sua palestra, que teve como tema: “Saber dos saberes”, de Leonardo Boff e de saberes que norteiam a área da pedagogia com o olhar interdisciplinar.

No período da tarde ainda com dinâmicas, tivemos a participação dos psicólogos: Patrícia Couto, Marcelo Roberto Monteiro e Bárbara Aparecida Binhardi, que falaram sobre “Aspectos práticos da interdisciplinaridade no cotidiano da instituição”, a importância da comunicação, e sobre “Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais da comunicação não violenta”, de Marshall Rosenberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *