Quem Somos

A adevirp – associação dos deficientes visuais de ribeirão preto e região, é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos.

A associação foi fundada em 27 de março de 1998 com o apoio da escola estadual prof. Cid de oliveira leite. A professora marlene taveira cintra e alguns voluntários da comunidade, perceberam a necessidade da inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual.

À medida que o trabalho foi se expandindo, contamos com a ajuda de voluntários do banco do brasil e foi possível alugar uma casa durante 1 ano.

Com o aumento da demanda dos assistidos, alugamos outra casa na mesma rua orlândia, permanecendo durante sete anos.

Começava a realização de um grande sonho da professora Marlene Taveira Cintra, da escola parceira e voluntários engajados para o sucesso da proposta.

Desde o início, o foco de atenção da instituição foi o atendimento educacional especializado, social, profissional, esportivo e cultural, junto à crianças, jovens e adultos com deficiência visual. Sempre visando a inclusão como um todo, num trabalho centrado também na família, escola e comunidade.

Em 4 de março de 2006, através da intervenção do deputado estadual Rafael Silva, a adevirp recebe do governador do estado de são paulo exmo. Senhor Geraldo Alkimin, a cessão por tempo indeterminado do prédio da escola Raul Peixoto, desativada desde 2004. O decreto entrou em vigor no dia 17 de março de 2006.

Em 13 de dezembro de 2006, a adevirp muda sua sede para av. Leais paulistas, 706 e cria o centro de educação e reabilitação Louis Braille, desenvolvido através de ações de complementação e suplementação educacional, visando questões muito mais amplas, voltadas para a disseminação do conhecimento através das diversas formas de acessibilidade.

Como o prédio se encontrava desativado, destruído em sua parte elétrica, hidráulica, pisos e telhados, foi necessário uma grande restauração, feita graças à contribuição da sociedade civil e dos governos e ao empenho inexorável da fundadora professora Marlene Taveira Cintra.

Com o passar do tempo, foi construído o refeitório, a biblioteca hugo grecco, o estúdio de gravações, onde funciona a rádio web, a casa para atividades da vida diária, a quadra coberta com piso epox e adaptada para prática de esportes para os deficientes visuais e, recentemente, as salas para música, artes, terapia ocupacional, trilha sensorial e o playground, restando do prédio original apenas as paredes.

A adevirp dispõe de várias salas de aulas, oficinas e ambientes adaptados voltados para a capacitação e inclusão das pessoas com deficiência visual.

A concepção arquitetônica foi baseada nas necessidades específicas das pessoas com cegueira e baixa visão e estão de acordo com as normas de acessibilidade.

A instituição atende, atualmente, 200 deficientes visuais, do município de ribeirão preto, da região e sul de minas. Encontra-se localizada na av. Leais paulista, 706 – jardim irajá, funcionando de segunda a sexta-feira das 7: 30 às 17:00.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento humano global e a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual, através de ações, recursos e serviços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a convivência sócio-familiar em parceria com as famílias, escolas, empresas e comunidade em geral.

Ser uma instituição de referência na área da deficiên

cia visual com um trabalho de qualidade para seus usuários e colaboradores.

História

 

Fundada em 1998 tinha como sede o apartamento da idealizadora da ADEVIRP Profª. Marlene Taveira Cintra, diante do aumento da procura de deficientes visuais por recursos que os auxiliassem nas atividades do Ensino Regular e nas atividades da vida diária, foi necessário ampliar o espaço físico para melhor trabalhar as atividades que a ADEVIRP começava a desenvolver.

Com o apoio de voluntários do Banco do Brasil foi possível alugar duas casas, onde a instituição permaneceu em pleno funcionamento durante 07 anos. Começava a realização de um grande sonho da Profª. Marlene Taveira Cintra, das escolas parceiras e voluntários engajados para o sucesso da proposta.

Em 2006, através da intervenção do Deputado Rafael Silva recebe do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin a sessão por tempo indeterminado do prédio da Escola Raul Peixoto, desativada desde 2003.

Em 2007 a ADEVIRP é vencedora do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, pelos relevantes serviços prestados a comunidade, ao atender deficientes visuais e integrá-los à sociedade pratica a defesa de seus direitos. Foi destaque na defesa dos direitos humanos no Estado de São Paulo.

A ADEVIRP conta com a execução de projetos sociais e educacionais apoiados pelo Criança Esperança em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)., Banco do Brasil, Itaú Social e Pro- Vida.

3 comentários sobre “Quem Somos

  1. Anderson

    Olá boa tarde, venho através dessa mensagem, fazer a divulgação dos empreendimentos que a MRV disponibiliza para pessoas que possuem necessidades especiais. Esses apartamentos tem como objetivo, incluir essa parte da população ao sonho do imóvel próprio.
    Caso haja interesse de alguém que faça parte desta instituição, deixarei o meu contato para maiores informações e esclarecimentos. Cel: 16-993039362
    Muito obrigado.

  2. Paula Renata de Castro

    Será que alguém poderia me colocar em contato com a Marlene? Fui aluna dela no CADEVI na cidade de Lorena, umas das primeiras. Precisava tanto desse encontro. Por favor é muito importante. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *